quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Todas as progressões de 2017 foram PUBLICADAS. O pagamento será realizado junto com a folha de agosto


Todas as progressões de 2017 foram PUBLICADAS.

O pagamento será realizado junto com a folha de agosto.




No Palácio Araguaia com os Prefeitos, Vereadores, Deputados e Senadores que finalizou no início da noite desta segunda-feira



Governo:
No Palácio Araguaia com os Prefeitos, Vereadores, Deputados e Senadores que finalizou no início da noite desta segunda-feira, 26, definiu a destinação de empréstimos da Caixa Econômica Federal pleiteado pelo Governo do Estado.


 Durante o encontro, o governador assinou um decreto que permite a Ageto estabelecer um termo de cooperação com os municípios para execução de obras.


Tocantins recebe competidores da 27ª edição dos Rally dos Sertões

Tocantins recebe competidores da 27ª edição dos Rally dos Sertões
A 5ª etapa do Rally dos Sertões chega ao Tocantins nesta quarta-feira, 28, na cidade anfitriã de Porto Nacional, a 68 km de Palmas. A prova percorrerá 475 km até o município de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão. A prova mais importante do off-road nacional tem representantes de 163 cidades brasileiras e 21 estados e o Distrito Federal.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), disponibilizará um estande nos municípios de Porto Nacional e São Félix do Tocantins, onde serão divulgados os roteiros turísticos do Tocantins, exposição de artesanato, além da presença da equipe técnica da Adetuc para realizar pesquisa sobre os impactos econômico e social do Rally dos Sertões – 2019 na região.

“Estamos muito honrados em receber mais uma edição do Rally dos Sertões. Um evento grandioso e reconhecido internacionalmente, que nos oportunizará mostrar as nossas belezas e encantos, atraindo turistas que acompanham toda a maratona, o que contribuirá para divulgar não só os roteiros turístico, como também oxigenar a economia local, gerando emprego e renda para população”, explicou o presidente da Adetuc, Tom Lyra, ressaltando que graças ao empenho do governador Mauro Carlesse o Sertões retorna ao estado. A prova não passava pelo Tocantins desde 2016.

Novidades
Na sua 27ª edição, o Rally traz novidades. Projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O lado social, também conhecido pelo trabalho do Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa; cidades remotas com população carente. Finalmente: a dimensão turística. O Sertões mostra lugares que pouca gente conhece e agora tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as "expedições Sertões” são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.

Participantes
São cerca de 4,8 mil km de percurso, sendo 2.832 km com terrenos variados e dificuldades. A prova da 27ª edição do Sertões tem 187 veículos e 302 competidores em busca dos títulos mais cobiçados do maior rally das américas: vencedor geral de carros, motos, UTVs, quadriciclos e regularidade. Estão inscritos nas provas 11 estrangeiros e 12 mulheres, com participantes estrangeiros da Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal e EUA.


Serão oito dias de competição, com largada na cidade de Campo Grande - MS e chegada, no dia 1º de setembro, na cidade de Aquiraz -CE.


quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Serviços de Radioterapia do Hospital Regional de Araguaína terão início na terça-feira, 13


A liberação da máquina trará maior comodidade aos pacientes atendidos na Unacon/HRA, pois eles não necessitarão mais se deslocar até outro estado para realizar o tratamento

Em acordo firmado com a Justiça na última segunda-feira, 5, e em decisão publicada pela juíza da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos, da Comarca de Araguaína, Milene de Carvalho Henrique, nesta quarta-feira, 7, os serviços da máquina de Radioterapia no Hospital Regional de Araguaína (HRA) voltarão a funcionar a partir da próxima terça-feira, 13.

O atendimento havia sido interrompido ainda no ano de 2014, quando a máquina em funcionamento quebrou e precisou ser substituída por outra nova. Desde que assumiu a Gestão do Executivo estadual, o Ggovernador do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou que a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) priorizasse a instalação da nova máquina de radioterapia que está abrigada na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do HRA (Unacon/HRA).

A liberação da máquina trará maior comodidade aos pacientes atendidos na Unacon/HRA, pois eles não necessitarão mais se deslocar até outro estado para realizar o tratamento, reduzindo também os custos para a gestão com o pagamento de serviço privado.

O secretário Executivo da SES, Quesede Ayres, explicou que a instalação de uma nova máquina de radioterapia envolve muitas questões burocráticas e de segurança, já que para a instalação do equipamento foi necessário a ampliação e adequação do bunker (uma sala específica para instalar a máquina), contratação de profissionais especializados escassos no mercado como Físico em Medicina e médico radioterapeuta, autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), além de técnicos vindos de fora do país para instalar o equipamento.

Decisão da Justiça

Nesta quarta-feira, 7, a juíza Milene de Carvalho Henrique autorizou que o Estado iniciasse parte do atendimento da máquina de Radioterapia, em Araguaína, a partir da próxima terça-feira, 13.

Desde 2015, uma Ação Civil Pública foi movida contra o Estado do Tocantins pelo Ministério Público Estadual (MPE). Em março deste ano, a juíza Milene de Carvalho Henrique havia determinando que o Estado somente iniciasse o serviço de Radioterapia após a comprovação de que havia sanado as não conformidades apresentadas pela CNEN, bem como as apresentadas pela equipe técnica da Unacon-HRA.

De acordo com a magistrada, após essa data, foram apresentadas informações pelo Estado para comprovar que as inconformidades haviam sido sanadas. Contudo, ainda assim, segundo a juíza, existiam pendências que impediam o início do serviço de radioterapia.

Consta na ação, que na última segunda-feira, 5, foi realizada reunião extraordinária com a participação da juíza Milene de Carvalho Henrique; da promotora de Justiça Araína Cesárea; do Diretor Geral do HRA, Vânio Rodrigues; do Secretário Executivo da SES, Quesede Ayres; da Superintende de Unidades Próprias da SES, Elaine Negre; do Físico-Médico-Radioterapia, Hendly da Silva; e da Enfermeira Assistencial da Radioterapia, Juliana Maciel com o fim de verificar se com a ausência  de alguns materiais a Unacon-HRA possuía capacidade técnica para dar início aos serviços de Radioterapia.

Na reunião foi esclarecido pela equipe técnica da Unacon-HRA que o serviço de Radioterapia funciona com dois tipos de energia, Fótons e Elétrons. Assim, em relação aos tipos de cânceres que são tratados com Fótons, a Unacon-HRA possui capacidade técnica/condições de dar início  ao funcionamento dos serviços na próxima terça-feira, 13/08/2019. Assim, com relação a esse tipo de energia (Fótons), podendo ser ofertado os seguintes tratamentos: Urgência (clássicas), Paliativos (Não Urgentes) e Tratamentos Eletivos.

Contudo, em relação aos tipos de cânceres que são tratados com a energia Elétrons, que consiste em tumores superficiais (pele, mucosa, tecido celular subcutâneo), será necessário aguardar a chegada do acessório denominado “liga alloy (cerrobend) em barras”, utilizado para confecção da proteção de elétrons; dos moldes de alumínio para servirem de modelo na confecção de proteção da mencionada liga; do monitor de tela plana LED/LCD para interligar com o Mosaiq; e do alinhamento dos lasers do Tomógrafo.

A juíza destaca que referente aos itens citados acima, o Estado informou que quanto aos acessórios para equipamentos hospitalares, apenas faltava a “liga alloy” (cerrobend) em barras e, foi emitida nota de empenho para pagamento, sendo a data limite para entrega por parte da empresa contratada o dia 09/08/2019.

Sobre o material e insumo, também foi emitida nota de empenho para pagamento no dia 07/07/2019. Já em relação aos serviços de configuração, alinhamento geral e treinamento do laser externo do Tomógrafo, foi emitida nota de empenho para pagamento, tendo a empresa AVL Comércio e Prestação de Serviços Técnicos LTDA o prazo de 10 (dez) dias para prestar os serviços.

Em relação aos moldes de alumínio para servirem de modelo na confecção de proteção da mencionada liga e o monitor de tela plana LED/LCD para interligar com o Mosaiq, foi informado [pelo Estado] que será aberto processo licitatório par aquisição.

Autorização para Funcionamento

A juíza destacou que conforme as informações prestadas pelo Estado, parte do serviço de Radioterapia pode funcionar no HRA, e “considerando que a maior parte das inconformidades já foram sanadas, aguardando basicamente a entrega por parte do fornecedor, evidencia-se, portanto, que prejuízo maior seria obstar que parte do serviço tivesse inicio”.

Conforme a magistrada, “considerando que a retomada do serviço será feita de forma gradativa; que a CNEN autorizou a Unidade de Radioterapia do HRA operar na área de Radioterapia até o dia 29/03/2021, autorizo o funcionamento dos serviços de Radioterapia da Unacon do HRA, em consonância com a licença de operação expedida pelo CNEN [...], com prazo de inicio das atividades fixada para o dia 13/08/2019”.

A juíza proibiu a limitação de 10 casos de tratamento por dia, “devendo o serviço de Radioterapia, em relação aos tratamentos apontados como de funcionamento imediato, serem ofertados na íntegra conforme a demanda existente, salvo se justificado nos autos o motivo e a necessidade de atender apenas 10 casos por dia”.

Governador institui semanas de combate ao feminicídio e violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes


Lei visa sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres




O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, instituiu, por meio do Diário Oficial, nesta quarta-feira, 7, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e a Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, a serem comemorados, anualmente, no dia 9 de agosto.

O objetivo da Lei nº 3.522, de 7 de agosto de 2019, proposta pela deputada Valderez Castelo Branco, é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres, que muitas vezes leva à morte violenta. Visa  também divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção às mulheres em situações de violência e as formas de denúncia.

Nesta semana que compreende a data, serão realizadas ações de mobilização, palestras, eventos e debates, visando discutir o feminicídio como maior violação dos direitos humanos contra mulheres.

Segundo a delegada titular da Delegacia de Polícia Civil de Itacajá, Jeannie Daier de Andrade, o combate à violência contra a mulher exige ações integradas em diversos níveis, áreas e instâncias. “Trata-se de um problema complexo, que não se resolverá de forma simplista. Como problema público, exige a implementação de políticas públicas devidamente apoiadas pela sociedade. Encontrar soluções representa um enorme desafio para todos os segmentos da sociedade”, afirma a titular.

“A importância da data está não só na ampliação do acesso às informações pelos cidadãos em geral, sobre como proceder para denunciar uma situação de violência de gênero contra mulher, como também na divulgação e aprimoramento das políticas públicas para o combate efetivo ao crime de feminicídio”, ressalta Jeannie Daier.

Semana de Combate à Violência e ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes

Nesta quarta-feira, 7, também foi instituída a Semana de Combate à Violência e ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, a ser comemorada, anualmente, na semana do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

A Lei nº 3.523, de 7 de agosto de 2019, é de autoria da deputada Vanda Monteiro. A semana visa conscientizar a população, por meio de procedimentos informativos, educativos e organizativos, para que a sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater iniciativas de combate a esse tipo de violência.

A delegada da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente, Ana Caroline Braga, destacou o comprometimento do Estado com a causa. “A sanção da lei com a instituição da Semana de Combate à Violência e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes revela o comprometimento do Estado com as políticas públicas de proteção à crianças e adolescentes. É de suma importância a informação e ampla discussão pela sociedade dessa temática que atinge milhares de vítimas todos os dias. Na prática, traz o fortalecimento da rede de proteção com o apoio institucional para adoção de campanhas”, disse.

As leis instituídas nesta quarta-feira pelo Governo do Estado seguem anexas.

sábado, 3 de agosto de 2019

Xuxa, Angélica e Eliana participaram da campanha de uma marca de cosméticos na última quarta-feira (24). O encontro fez muito sucesso entre os internautas.





Mara Maravilha comentou no Instagram de Xuxa que havia sido esquecida e no dia seguinte ela apareceu sozinha em um vídeo da mesma marca fazendo referência às apresentadoras loiras e cantando a música ‘Chega de Saudade’. Muitos entenderam que a ação havia sido combinada previamente, o que foi rebatido por Xuxa.



No lançamento de uma rede de depilação que aconteceu nesta quinta (1º), a rainha dos baixinhos falou que não sabia que Marava Maravilha participaria da campanha publicitária. “Fiquei surpresa porque não sabia. A ideia era as três loiras que estavam no ar, não era as pessoas que faziam programas infantis”.
Ver imagem no TwitterDebochada: Xuxa ironiza Mara, que lamentou ser ‘esquecida’ em comercial
A apresentadora não foi incluída na nova campanha de marca de maquiagem
Campanha publicitária reuniu as três apresentadoras (Instagram/Reprodução)



Xuxa, Angélica e Eliana participaram juntas da nova companha publicitária de uma marca de cosméticos. A ideia era reunir as principais apresentadoras infantis dos anos 90. Mara Maravilha, porém, ficou de fora.
Ver imagem no Twitter
Após o encontro das três, Mara deixou um comentário na publicação e mostrou sua chateação em não participar da campanha. “Esqueceram de mim”, escreveu. Xuxa ironizou a fala da colega. “Oi, Mara. Nós sentimos a sua falta, sentimos saudade do batom da Eudora, que é ‘mara’. Beijinho, beijinho que não sai, pra você”, brincou a apresentadora.

Ver imagem no Twitter

https://www.msn.com/pt-br?ocid=mailsignout

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Reconhecimento dos cursos de Direito e Enfermagem da Unitins em Augustinópolis beneficia quase mil alunos e egressos O reconhecimento do curso é uma exigência legal para a expedição dos diplomas dos estudantes






Quase mil alunos e egressos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Campus Augustinópolis estão sendo beneficiados diretamente com o reconhecimento dos cursos de Direito e Enfermagem oferecidos na unidade. O reconhecimento do curso é uma exigência legal para a validade dos diplomas dos acadêmicos, que até agora não podiam ser expedidos porque os cursos não eram reconhecidos.




A partir de agora a Unitins inicia a expedição de centenas diplomas aos egressos desses dois cursos com a devida validade legal, e os documentos expedidos anteriormente em atendimento a decisões judiciais serão reemitidos, conforme informa a Reitoria da universidade.



Os cursos foram reconhecidos por um período de três anos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e os atos de reconhecimento publicados pelo governador Mauro Carlesse no Diário Oficial do dia 21.




O reconhecimento de curso é necessário para a expedição de diploma dos estudantes. No caso da Unitins, por ser uma instituição de ensino estadual, a tarefa pelo reconhecimento de cursos é do Conselho de Estadual de Educação. No caso das universidades federais e particulares, essa responsabilidade é do Ministério da Educação (MEC). No reconhecimento dos cursos o CEE avalia a carga horária, instalações da universidade, estrutura de biblioteca, corpo docente, entre outros aspectos.



O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, comemora a conquista que, segundo ele, é resultado da evolução da gestão que tem trabalhado para melhorar a qualidade do serviço e no cumprimento de indicadores.



“As visitas do Conselho Estadual de Educação têm sido extremamente rigorosas, formadas por uma série de indicadores que até então não eram atendidos. Então nossa gestão mapeou esses indicadores e envolveu toda a equipe, desde professores, coordenadores, diretores, a equipe de pró-reitores, os técnicos administrativos, os próprios acadêmicos para trabalharem na construção desses indicadores e, com isso, pudemos alcançar uma avaliação extremamente positiva”, destaca o reitor.



Augusto Rezende pontua que o reconhecimento traz legalidade aos atos vinculados aos dois cursos, evitando assim que os estudantes tenham que recorrer à justiça para obtenção do diploma. Para ele, a conquista reflete diretamente na vida dos acadêmicos e comprova os acertos da gestão que vem promovendo uma verdadeira transformação na Universidade.  



Egressos da turma 2017/2 de Enfermagem aguardam ansiosos pelos diplomas (Foto: Ascom Unitins)



“O reconhecimento do curso de Enfermagem foi uma vitória graças ao trabalho em equipe. Nós tivemos a todo o momento o apoio e dedicação do NDE, do colegiado de Enfermagem, dos acadêmicos, o apoio incondicional da Reitoria e Pró-reitorias, que a todo tempo nos apoiaram e nos deram condições de fazer tudo que estava ao nosso alcance”, declara a professora Hanari Santos de Almeida, coordenadora do curso de Enfermagem do Campus de Augustinópolis.



Para a professora Sarah Coelho Lima, coordenadora do curso de Direito no Campus de Augustinópolis, o reconhecimento é muito importante e resultado também de um trabalho que envolveu toda a comunidade acadêmica. “A missão para os próximos anos é uma só: mais um degrau, melhorar ainda mais os nossos indicadores. Nós nos motivamos por estes conceitos, não pelo que eles quantificam e sim pelos que eles qualificam. Eles espelham a seriedade a alegria, a convicção e cordialidade, o amor e o carinho com o que construímos todos os dias a Unitins”, enfatiza a coordenadora.



Sarah também considera que esta é a ocasião para agradecer a todos pela dedicação e empenho. “Aos egressos pela compreensão e paciência na expedição de seus diplomas; aos alunos e professores que cada vez mais manifestam a satisfação de fazer parte da Unitins; ao Governo do Estado do Tocantins por fomentar e acreditar na região do Bico do Papagaio, bem como todos os desbravadores da Unitins aqui no Bico”, conclui.



Última turma de Direito do Campus Augustinópolis, graduada em fevereiro deste ano (Foto: Ascom Unitins)