sábado, 15 de janeiro de 2022

Percentual de crescimento de empregos formais em Palmas ultrapassa a média nacional

Comparando os números de novembro de 2020 com 2021, Capital tocantinense registra crescimento de 9,74%
 Áreas de serviços e do comércio lideraram a geração de empregos em novembro 2021, em Palmas

Dados do Sistema de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - o Novo Caged - mostram que Palmas fechou o mês de novembro de 2021 novamente com dados positivos, acumulando 77.257 trabalhadores com carteira assinada. Se comparado com o mesmo mês de 2020 (que registrou 70.394 empregos formais) observa-se um crescimento de 9,74% de novos postos de trabalho. No mesmo período, o país registrou crescimento de 7,32%, a Região Norte de 8,49%, e o Tocantins de 9,14%. 

“Esse cenário positivo é resultado dos investimentos feitos pela Prefeitura de Palmas, sejam as obras públicas de infraestrutura, como também as políticas sociais e de incentivo ao empresariado. A desburocratização da abertura de empresas e a disponibilização de microcrédito com juros baixos são ações que causam impactos positivos no setor empresarial e na geração de empregos”, explica o economista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Marlo Galvão.

“A Prefeitura de Palmas tem ampliado os investimentos em obras públicas nesse período da pandemia para fomentar a economia em um momento que o Brasil acumula números negativos e impactos danosos na vida da população. No ano passado, mais de R$ 244 milhões foram destinados para investimentos. E, para 2022, a estimativa é investir R$ 274 milhões. São obras públicas que atendem a demanda dos palmenses e, ao mesmo tempo, gera empregos, distribui renda e aquece a economia local”, explica o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Selad), Eron Bringel Coelho.

Empregos gerados

Palmas gerou 555 novos empregos em novembro do ano passado. No período, foram 3.299 admissões e 2.744 desligamentos. Desses novos empregos, 425 foram na área de serviços e 232 na área do comércio.

Carteira assinada

No total, Palmas ganhou 7.046 novos trabalhadores com carteira assinada em 2021, sendo 4.160 homens e 2.886 mulheres, sendo que 75% (5.306) têm o Ensino Médio completo; e 83% desses trabalhadores (5.837) têm de 18 a 39 anos.

Protocolos

A gestão Municipal comemora os dados positivos e ressalta aos cidadãos a importância do cumprimento dos protocolos sanitários - distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel - para garantir o pleno funcionamento do comércio e serviços em Palmas. Os números de casos de Covid-19 estão crescendo na Capital e os cuidados devem ser ampliados e todos, conforme a idade e intervalo, devem tomar todas as doses da vacina.

Detalhamento

Comparando o número de empregos formais de novembro de 2020 com novembro de 2021 temos os seguintes resultados:

Brasil (crescimento de 7,32%)
novembro de 2020 - 38.716.730
novembro de 2021 - 41.551.993
crescimento de 2.835.263 novos empregos - 7,32%

Região Norte (crescimento de 8,49%)
novembro de 2020 - 1.805.373
novembro de 2021 - 1.958.733
crescimento de 153.360 novos empregos - 8,49%

Tocantins (crescimento de 9,14%)
novembro de 2020 - 182.896
novembro de 2021 - 199.630
crescimento de 16.734 novos empregos - 9,14%

Palmas (crescimento de 9,74%)
novembro de 2020 - 70.394
novembro de 2021 - 77.257
crescimento de 6.863 novos empregos - 9,74%

Novo Caged: geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.

 

Decoração luminosa de 2021 permanece ligada até domingo, 16; material será retirado nas próximas semanas para reaproveitamento no próximo Natal

Decoração luminosa de 2021 permanece ligada até domingo, 16;  material será retirado nas próximas semanas para reaproveitamento no próximo Natal
 Decoração foi acesa em novembro de 2021 com novidades na decoração natalina como a árvore na Av. Teotônio Segurado

Os palmenses que ainda quiserem fazer registros fotográficos com as luzes de Natal na Capital têm até a noite do domingo, 16, para visitar o cenário de luzes natalinas. O desligamento está programado para ocorrer nesta segunda-feira, 17. 

Como aconteceu em anos anteriores, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) fará a retirada nas próximas semanas para reaproveitamento de materiais para a decoração das festas de final de ano de 2022.

Decoração

Com o tema do 'Natal Cidade Encantada' diferentes pontos de Palmas receberam a decoração, a exemplo do Parque Cesamar e as principais avenidas da região Norte e Sul, e teve uma proposta inédita, a decoração do Espaço Cultural que contou com o túnel de luzes, um Papai Noel gigante, renas e caixas de presente iluminadas, além de outros elementos e arranjos tradicionais da época. A inovação veio também com a presença dos ipês amarelos, que trazem beleza e originalidade, símbolo característico da região.

Decoração foi acesa em novembro de 2021 com novidades na decoração natalina como a árvore na Av. Teotônio Segurado

Comprovante de vacinação contra Covid-19 será obrigatório em órgãos públicos de Palmas

 

Exigência aplica-se a servidores municipais e qualquer cidadão para ingresso e permanência em estabelecimentos públicos do Município
 Sede da Prefeitura de Palmas está entre os locais que exige comprovação vacinal
 

A Prefeitura de Palmas adotou a obrigatoriedade da comprovação de vacinação contra a Covid-19 para o ingresso e a permanência do público interno e externo nos órgãos e entidades da Administração do Município de Palmas. A medida consta no Decreto nº 2.137, publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Município (DOM). Com efeito imediato à sua publicação, o decreto estipula prazo até 21 de janeiro para que os servidores públicos municipais apresentem o comprovante de vacina ao núcleo de recursos humanos do órgão ou entidade em que estejam lotados.

Conforme o decreto, a vacinação a ser comprovada – por meio do certificado nacional de vacinação digital ou do cartão de vacinação físico emitido pelos órgãos de saúde locais – corresponde à plataforma vacinal prevista em dose única ou duas doses, referente ao programa de vacinação contra a Covid-19, observado o cronograma vacinal. Para ter acesso às dependências dos prédios e das unidades do Executivo Municipal, a pessoa não vacinada deverá apresentar teste RT/PCR ou teste antígeno negativo para Covid-19, realizados nas últimas 72 horas.

“Essa medida tem por objetivo proteger os nossos servidores, o cidadão que busca a Prefeitura para resolver algum problema. Proteger também a nossa economia, contribuir para manter e aumentar os empregos gerados na iniciativa privada”, afirma a prefeita Cinthia Ribeiro.

A exigência do comprovante de vacinação leva em consideração, além de previsões legais e recomendações científicas, duas manifestações recentes do Superior Tribunal Federal (STF), de autoria do ministro Ricardo Lewandowski e mencionadas no Decreto nº 2.137 (leia aqui a íntegra do decreto). Entre vários outros argumentos, o ministro ressalta que “...a Constituição outorgou a todos os entes federados a competência comum de cuidar da saúde, compreendida nela a adoção de quaisquer medidas que se mostrem necessárias para salvar vidas e garantir a higidez física das pessoas ameaçadas ou acometidas pela nova moléstia”.

O servidor público municipal que não comprovar a vacinação ou não apresentar teste negativo contra a Covid-19, será impedido de entrar ou permanecer nas dependências dos órgãos públicos municipais, razão pela qual não poderá cumprir sua jornada de trabalho e, consequentemente, terá o dia considerado como falta injustificada. Pessoas excluídas do Programa Nacional de Vacinação contra a doença estão excluídas das exigências do decreto, desde que apresentem atestado médico que evidencie a contraindicação.

O servidor nomeado em caráter comissionado, designado para exercer função gratificada ou contratado temporariamente, que não comprovar a vacinação contra a Covid-19 ou não apresentar teste negativo, será exonerado do cargo, destituído da função gratificada ou terá rescindido seu contrato de trabalho.

Vacina

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas já aplicou 447 mil doses de vacinas, sendo mais de 220 mil primeiras doses, 188,8 mil referentes à segunda dose ou dose única, e 37,3 mil doses de reforço, conforme atualização até o dia 12 de janeiro. A Semus disponibiliza a vacina contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, em mais de 20 Unidades de Saúde da Família (USFs), além de ações itinerantes em vários pontos da cidade, inclusive nos finais de semana, por meio do programa ‘Mais Saúde’, com ampla divulgação e chamamento da população para fazer sua parte e receber a vacina.

“É esse chamado à consciência social que faço nesse momento, pois não temos ideia de quando a pandemia vai acabar. Mas precisamos nos cercar de tudo que está disponível para preservar as vidas, o bem mais sagrado de todos nós.”

Sede da Prefeitura de Palmas está entre os locais que exige comprovação vacinal