quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Fundação Cultural de Palmas disponibiliza 590 vagas para os cursos de iniciação em arte. 

 Serão 590 vagas distribuídas entres os equipamentos culturais da Fundação Cultural (FCP), sendo 300 vagas para Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), no Espaço Cultural Jose Gomes Sobrinho; 175 vagas para o Espaço Mais Cultura, localizado na quadra Arse 131, e 115 vagas para a Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, na Praça Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu. Para fazer as matrículas, que vão de 21 de janeiro a 01 de fevereiro, os interessados deverão comparecer nos locais em horário comercial, munidos de cópia do RG e CPF ou certidão de nascimento; cópia do comprovante de residência e uma foto 3 x 4. Para os cursos realizados no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho haverá uma taxa simbólica, previsto no Decreto Municipal Nº 1.344, de 10 de março de 2017, correspondente ao valor de dez UFIPs, o que corresponde a R$ 33,30 (trinta e três reais e trinta centavos) mensais. Já no Espaço da Cidadania Professora Maria dos Reis – Taquaruçu e no Espaço Mais Cultura os cursos são gratuito. As aulas iniciam no dia 04 de fevereiro. 1- Vagas para cursos livres de iniciação as artes – Centro de Ensino e Treinamento Artístico – Ceta Local: Espaço Cultural José Gomes Sobrinho Telefone: 2111-2406 Cursos Turnos Idade mínima Jazz Vespertino 13 anos Dança Contemporânea Noturno 15 anos Ballet infanto-juvenil Vespertino 10 a 13 anos Ballet Adulto Noturno 15 anos Desenho Matutino, vespertino e noturno 10 anos Pintura em Tela Matutino vespertino e noturno 10 anos Teclado Matutino, vespertino e noturno 09 anos Violão Matutino, vespertino e noturno 14 anos Saxofone Matutino 14 anos Iniciação à regência Noturno (ter noção de teoria musical, harmonia, leitura rítmica e melódica Canto Matutino vespertino e noturno 16 anos 2- Vagas para cursos livres de iniciação as artes – Espaço Mais Cultura Endereço: Quadra Arse 131, APM 25, 25 e 27, Rua 08 Cursos Turnos Idade mínima Danças Urbanas vespertino 10 anos Ballet Vespertino 07 anos Desenho Vespertino 10 anos Pintura em aquarela Vespertino 12 anos Pintura Infantil Vespertino De 08 a 12 anos Teclado Vespertino 09 anos Violão Matutino, vespertino 13 anos Contrabaixo Vespertino 13 anos 3- Vagas para cursos livres de iniciação as artes – Casa da Cultura Professora Maria dos Reis – Taquaruçu Endereço: Praça Joaquim Maracaípe / Taquaruçu Total: 2111-2792 Cursos Turnos Idade Mínima Ballet Matutino, Vespertino 6 anos Danças urbanas vespertino 13 anos Artes visuais Matutino e Vespertino 08 anos Violão Matutino, Vespertino e Noturno 10 anos Pratica de Conjunto Matutino e Noturno 13 anos Contrabaixo Matutino 13 anos...

O trabalho do eleitor não termina na hora do voto. Fiscalize 🔍

#PraCegoVer ao lado direito duas imagens de relógios digitais e a frase escrita à esquerda: Não acorde apenas de 2 em 2 anos. Seu dever continua depois de apertar a tecla confirma Acompanhe e fiscalize os candidatos eleitos. Só assim as promessas feitas durante a campanha podem ser cumpridas para melhorar o Brasil. Ficar de olho em que foi eleito é um dever com a democracia.

“Capivaras, as ilustres moradoras da Capital.


Além do Parque Cesamar, essas áreas são regiões às margens de córregos de áreas de mata ciliar na Capital onde esses animais encontram fonte de alimento e recursos hídricos para viver e se reproduzir.
Fotos: Manoel Cardoso


quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Governador Carlesse e vereadores da Capital debatem regularização fundiária de Palmas




O governador Mauro Carlesse e o vice-governador Wanderlei Barbosa receberam, em audiência na tarde desta segunda-feira, 21, no Palácio Araguaia, uma comitiva de vereadores de Palmas, liderados pelo presidente do Legislativo, Marilon Barbosa. A pauta da reunião foi a regularização fundiária de áreas urbanas da Capital.
De acordo com o vereador Milton Néris, algumas quadras residenciais e industriais da Capital estão impedidas de receber investimentos em virtude da falta de regularização. “Precisamos criar uma agenda positiva que envolva o Estado, a Prefeitura, a Assembleia e a Câmara Municipal para discutir e solucionar esse problema da regularização fundiária em Palmas”, sugeriu.
O vereador e deputado estadual eleito, Ivory de Lira, seguiu a mesma preocupação e destacou a necessidade de Palmas em obras de infraestrutura. O vereador Rogério Freitas alertou que a iniciativa privada também é prejudicada com a situação. “Existe empresa que hoje paga cinco aluguéis, tem crédito aprovado no banco para construir, mas não pode porque a área foi embargada pela Justiça”, declarou o vereador Rogério Freitas.
Os vereadores Diogo Fernandes, Juscelino e Léo Barbosa também defenderam a necessidade de uma agenda conjunta para regularização fundiária. “É preciso que, ainda em 2019, possamos trabalhar forte nesse sentido, pois em 2020 já tem eleição novamente e aí virão muitas vedações que podem atrasar esse trabalho. Palmas precisa da regularização para receber investimentos e crescer”, disse o vereador.
Deputado estadual eleito, o vereador Léo Barbosa, afirmou que assim que assumir o mandato no Parlamento Estadual, irá apresentar uma proposta para a criação de uma comissão estadual de regularização fundiária. “Esse é um problema que atrapalha vários municípios. Com áreas regularizadas, os municípios ficam em condições de receber investimentos e gerar empregos”, disse Léo Barbosa.
O governador Mauro Carlesse disse que a regularização fundiária é uma das preocupações da gestão e revelou, aos vereadores, que o Governo vem trabalhando na solução de várias questões relativas à regularização fundiária. O governador afirmou que já existe a determinação para que as pastas desta área agilizem os procedimentos que cabem ao Estado, visando a solução dessas questões. O governador também relembrou que mesmo em pouco tempo no Governo, priorizou a continuidade de obras na Capital. “Estamos finalizando a NS-15, vamos retomar as obras das casas do Taquari e também continuar o asfalto. É um trabalho que estamos empenhados em concluir”, finalizou o governador.
Presentes
Os vereadores Marilon Barbosa, Rogério Freitas, Felipe Fernandes, Filipe Martins, Juscelino, Hélio da Civil, Moisemar, Claudemir Portugal, Milton Néris, Diogo Fernandes, Vandinho da Cerâmica, Ivory de Lira e Lúcio Campelo participaram da audiência com o governador.

Fonte: Gorveno To

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O PRÊMIO SESC DE LITERATURA



O PRÊMIO SESC DE LITERATURA

Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional.

Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

O QUE ACONTECE COM MINHA OBRA?
1Após a inscrição online, as obras são enviadas para subcomissões julgadoras, distribuídas em todas as regiões do país.
2As obras pré-selecionadas são enviadas para a Comissão Final.
3As Comissões Finais são compostas por duas pessoas responsáveis pela categoria Conto e duas pessoas pela categoria Romance.
4O anonimato das obras é resguardado até o anúncio do resultado final
1Após a inscrição online, as obras são enviadas para subcomissões julgadoras, distribuídas em todas as regiões do país.
2As obras pré-selecionadas são enviadas para a Comissão Final.
3As Comissões Finais são compostas por duas pessoas responsáveis pela categoria Conto e duas pessoas pela categoria Romance.
4O anonimato das obras é resguardado até o anúncio do resultado fina

EDITAL: http://www.sesc.com.br/…/a6216…/EDITAL+PREMIO+SESC+2019.pdf…

INSCRIÇÕES
Para realizar a sua inscrição, clique aqui, https://painelsesc.sesc.com.br/premiosesc.nsf
a partir das 10h do dia 09 de janeiro
até as 18h do dia 14 de fevereiro de 2019,
(horário de Brasília).

Secretaria da Educação institui Sistema de Análise Curricular para contratação de professores temporários; prazo de cadastro online é de 21 a 24 de janeiro.



A Secretaria Municipal de Educação de Palmas, por meio da Portaria Semed nº 16/2019, instituiu o Sistema de Análise Curricular (SIAC-Semed) para a contratação temporária de profissionais para o exercício da docência na rede municipal de educação de Palmas no ano de 2019. A seleção dos candidatos será realizada mediante cadastro no sistema, feito exclusivamente via internet no sítio: siac.palmas.to.gov.br, a partir das 8 horas do dia 21 de janeiro de 2019 até às 20 horas do dia 24 de janeiro de 2019, ininterruptamente.

Há vagas para os cargos de Professor no nível I da Educação Infantil; Professor da Educação Básica Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º ao 5º ano e EJA 1º Segmento; Professor no nível II do Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º ano e EJA 2º Segmento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física e Inglês.

SIAC/Semed

A instituição do SIAC/Semed considerou a necessidade de definição de critérios para análise curricular para o preenchimento de vagas para a função de professor e de regulamentação dos procedimentos para o cadastro online, além de propiciar transparência e publicidade ao processo de seleção de profissionais da educação.

Além dos documentos pessoais obrigatórios como CPF, RG ou documento oficial com foto (CNH ou passaporte), o candidato deve comprovar a escolaridade mínima de acordo com a função cadastrada a inscrição. No quesito aperfeiçoamento, serão consideradas exclusivamente as comprovações de cursos na área da educação. Serão consideradas apenas as atividades comprovadas na função de professor para o quesito experiência profissional. A portaria, já disponível no site www.palmas.to.gov.br, estabelece todos os critérios e etapas da seleção.

Presidente da Peixe BR diz que Tocantins pode despontar como um dos estados referência na produção da tilápia



O presidente da Associação Brasileira dos Piscicultores (Peixe BR), Francisco Medeiros, afirmou em entrevista à comunicação do Governo do Tocantins, que o Estado tem tudo para despontar como um dos estados referência na produção da tilápia no Brasil.
“Claro que pode, tem todas as condições para isso. O Governo tem um papel importante neste momento. Precisa gerar políticas que proporcionem segurança jurídica e evitar que segmentos do próprio estado atrapalhem o negócio”, disse.
Francisco também afirmou que a produção de tilápia no Estado pode gerar uma renda primária de mais de R$ 1 bilhão por ano. “Somente a capacidade de produção nos lagos das hidrelétricas é superior a 200 mil toneladas, isso gera uma renda primária da ordem acima de R$ 1,4 bilhão, sem considerar outros segmentos da cadeia de produção, uma conta simples e direta”, garantiu.
Questionado sobre quais são as características que mais se destacam para a produção da piscicultura, em especial da tilápia, no Tocantins, o presidente da Peixe BR elencou quatro fatores. “Primeiramente, há os recursos hídricos, neste caso os lagos das hidrelétricas, com boa qualidade da água e temperatura regular; segundo é a localização geográfica do Tocantins; terceiro, a parte de logística e; por último, a produção de grãos, já que o estado é a nova fronteira agrícola do Brasil. Onde tem grãos pode ter ração para peixe, um negócio puxa o outro”, explicou.
Mercado da Tilápia
De acordo com Francisco Medeiros, o mercado interno da produção da tilápia tem crescido nos últimos anos a taxas superiores a 10% ao ano e deve manter esse ritmo na próxima década.
O presidente da Peixe BR disse que o estado do Paraná, seguido de São Paulo são os principais produtores de tilápia no Brasil. “Atualmente, a tilápia representa mais de 80% de tudo que eles produzem, e eles conseguem comercializar seus produtos na maioria dos estados brasileiros, além de exportar. A produção nesses estados tem crescido a taxas superiores a de outros estados e o nível tecnológico adotado e um dos mais modernos do mundo”, afirmou.
Em relação ao mercado internacional, a produção mundial em 2018 foi de 5,8 milhões de toneladas, “principalmente na China, o maior produtor do mundo”, disse Francisco Medeiros. “Hoje é um produto comercializado em 140 países no mundo, temos grandes e eficientes produtores e temos que ser competitivos para ir para esse mercado”, complementou.
Francisco também disse que “atualmente, foi implantado o drawback [incentivo fiscal à exportação] da tilápia que desonera de impostos federais todos os insumos utilizados na produção quando o produto final se destinar a outros países. Além disso, a Apex [Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos] está participando de feiras internacionais para promoção de nosso produto”.
Desafios para o Tocantins
Com a liberação da tilápia em tanques redes no Tocantins, Francisco Medeiros explanou sobre os próximos desafios que o estado deve enfrentar. “O estado tem que demonstrar agora, na prática, a celeridade na liberação das solicitações de licenciamento ambiental e solidificar uma política tributária que proporcione atratividade ao negócio de piscicultura, principalmente a atração das empresas âncoras, que possam gerar grandes demandas de insumos, geração de emprego e negócios. Essas empresas virão quando encontrarem um ambiente atrativo”, disse.
O porquê da Tilápia
Questionado sobre o motivo de a tilápia ser tão bem aceita no mercado tanto nacional como internacional, Francisco Medeiros elencou alguns diferenciais que o peixe apresenta. Conforme demonstrado abaixo.
1. Ciclo de produção mais curto (em média 6 meses);
2. Taxa de conversão alimentar melhor, transforma melhor ração em carne;
3. Em relação ao melhoramento genético, existe um trabalho que melhora a cada ano as matrizes e, consequentemente reduz o tempo de produção, melhora a conversão e melhora também o lucro do produtor;
4. Produz um filé sem espinhas em "y", o que gera aceitação por todas as pessoas e faixas etárias;
5. Possui sabor suave que permite que se adapte as mais diversas culinárias;
6. É comercializado em 140 países, e um produto conhecido no mundo;
7.  O mercado mundial do produto está em expansão.
O presidente da Peixe BR também destacou que a maior empresa do mundo na área de melhoramento genético de peixe está instalada no Tocantins. “Um grande avanço para o melhoramento de tilápia no Brasil e no mundo. Esperamos um futuro brilhante com a vinda desta empresa para o estado”, concluiu.
Peixe BR
A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) visa valorizar, fomentar e defender a cadeia da produção de peixes cultivados no Brasil, que em 2017 atingiu 691.700 toneladas, com receita de cerca de R$ 4,7 bilhões. A piscicultura gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.
A Peixe BR resulta da fusão da Associação Brasileira da Indústria de Processamento de Tilápia (AB Tilápia) e da Associação Brasileira dos Produtores de Tilápia e concentra suas atuação na atividade de peixes cultivados.

Aprovados no concurso da Câmara Municipal de Palmas começam a tomar posse



A Câmara Municipal de Palmas começou a dar posse aos aprovados no concurso do quadro geral da Casa nesta terça-feira, 15. Somente no primeiro dia mais de 15 servidores já tomaram posse e estão aptos a iniciar as atividades. O presidente Marilon Barbosa (PSB) deu prosseguimento ao concurso iniciado ainda na gestão anterior e garantiu segurança jurídica a todos que obtiveram êxito no certame: "A orientação é para que todos os convocados se apresentem e tomem posse para o efetivo exercício dos cargos. A nossa necessidade de pessoal é urgente", enfatizou o parlamentar.
O diretor geral da Câmara, Lenito Abreu, explicou que, apesar de a nova direção ter assumido há pouco mais de uma semana, foi feito um trabalho para organizar a Casa para receber os novos servidores o quanto antes. “O último concurso foi realizado há muito tempo e há uma demanda por esses profissionais em áreas específicas”, afirmou.
O diretor ressaltou ainda que após a posse o servidor tem até 15 dias para começar a trabalhar. “O candidato que trouxer toda documentação para posse, já assume e começa a trabalhar quando achar mais conveniente, dentro desse prazo de 15 dias. Temos servidores que tomaram posse e já começaram a trabalhar hoje mesmo”, comentou.

Luis Artur daLlacqua é um dos nomeados que já tomou posse nesta terça e disse estar   animado para iniciar sua jornada como servidor público. “Espero definitivamente começar   a trabalhar e dar o meu melhor para que a Câmara seja um órgão mais eficiente e atenda   melhor ao público”, disse ele que assumirá o cargo de assistente administrativo.
 O prazo para posse dos servidores nomeados segue até o dia 31 de janeiro e pode ser   realizado na Diretoria de Recursos Humanos da Câmara de segunda a sexta, das 8h ás   13h.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Palmas Tocantins.



Palmas Tocantins.
Graciosa foi palco do Réveillon da família Palmense. Praia reuniu cerca de 30 mil pessoas para a festa da virada 2019.


Mauro Carlesse toma posse como Governador do Tocantins


Mauro Carlesse toma posse como Governador do Tocantins na Assembleia Legislativa do Tocantins e realiza pronunciamento no Palácio Araguaia.


Feliz Ano Novo cheio de alegrias é o que desejamos a todos os nossos clientes!




Feliz Ano Novo cheio de alegrias é o que desejamos a todos os nossos clientes! Que a paz, o amor e a esperança estejam presentes nas casas de todos.
Que a prosperidade seja abundante ano que vem, e todos os sonhos se realizem.

Boas Festas, e obrigado pela preferência, estimados clientes!