sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Feliz Ano Novo 2020



É hora de receber o Ano Novo
Com alegria e esperança no coração.
De deixar o ruim no passado,
e abraçar o futuro com otimismo.

Vamos fazer desta virada de ano
Um recomeço de tudo que é bom.
Um renovar de sentimentos positivos,
e um renascer de velhos sonhos.

Desejo muita felicidade para este ano.
Que sejam 365 dias de realizações,
sucesso e muita prosperidade.
Feliz Ano Novo!

São Silvestre 2019


A delegação do Tocantins, composta por 31 atletas, viajou na manhã desta sexta-feira, 27, com destino a São Paulo (SP) para a disputa da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada tradicionalmente em 31 de dezembro.

Praia da Graciosa em Palmas Tocantins


Praia da Graciosa em Palmas Tocantins

Pela 1ª vez em 26 anos a Guarda Metropolitana de Palmas será comandada por uma mulher.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, atividades ao ar livre e natureza

Pela 1ª vez em 26 anos a Guarda Metropolitana de Palmas será comandada por uma mulher.

A nova superintendente da GMP, Sandra Letícia Thomazi Bordin, têm nas mãos a responsabilidade de comandar os homens e mulheres que salvaguardam nossa Capital. Boa sorte, comandante!


FELIZ NATAL:

A imagem pode conter: texto

FELIZ NATAL:


Desejamos a todos os colaboradores, seguidores e internautas que contribuíram para o sucesso de nossos negócios em 2019, Feliz Natal, cheio de alegrias, sucesso e realizações. Somos gratos por fazer parte de nossa vida, por colaborar com o crescimento de nossa empresa.

Feliz Natal a todos Colaboradores, Parceiros e Amigos.

""Deus Acima de Tudo""

Diretores
Manoel Maciel Cardoso & Silene Noleto França.

GRATIDÃO ANO de 2019

A imagem pode conter: texto

 GRATIDÃO ANO de 2019


Obtivemos mais de 200 mil visualizações em todas nossas publicações das inúmeras Notícias do Tocantins, incluindo também, o nosso carro Chefe que é a REVISTA GUIA TURÍSTICO CULTURAL DO TOCANTINS, nas diversas páginas do Facebook em 2019.
Saudações a todos! Esse post é de agradecimento, pois já alcançamos mais 200 mil visualizações durante todo Ano 2019
Estamos colhendo os frutos que plantamos.

Obrigado a todos, isso só reforça nossa tese:

Empreender, aprender,
"é a solução"

Venha divulgar conosco
Aqui é o lugar certo

Um grande abraço!!!

DEUS ACIMA DE TUDO

Manoel Cardoso e Silene Noleto


Calendário Escolar: aulas na rede estadual de ensino começam no dia 3 de fevereiro

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, óculos



Calendário Escolar: aulas na rede estadual de ensino começam no dia 3 de fevereiro

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) divulgou nesta segunda-feira, 23, o Calendário Escolar Oficial do Sistema de Ensino do Tocantins para 2020. De acordo com o documento, o ano letivo na rede estadual começa no dia 3 de fevereiro e termina no dia 18 de dezembro, cumprindo os 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Além disso, o calendário conta com quatro dias letivos separados para a realização dos conselhos de classe pedagógicos. No ano que vem, os conselhos serão realizados em 17 de abril, 30 de junho, 25 de setembro e 18 de dezembro, totalizando, desta forma, 201 dias letivos.

De acordo com a titular da Seduc, Adriana Aguiar, para 2020, a rede estadual traz um calendário único para todas as modalidades de ensino, diferente de anos anteriores, quando existiam calendários diferentes para o ensino regular, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a educação indígena.

“O Calendário Escolar é o documento que rege todas as datas do ano letivo. Por meio dele, as escolas têm a garantia que o Estado está cumprindo a lei no que diz respeito ao período letivo, datas de planejamento e Conselhos de Classe Pedagógicos”, destacou.

Antes do início das aulas, o momento é de planejar o ano letivo. Desta forma, os dias 30 e 31 de janeiro de 2020 foram destinados no Calendário Escolar para o planejamento do ano letivo pelas escolas.

O Calendário Escolar traz, ainda, os feriados e datas comemorativas federais e estaduais. De acordo com o documento, as escolas que eventualmente não funcionarem em decorrência de feriados municipais, não constantes no calendário estadual, devem repor as aulas em dia e horário previamente planejado.

Já constante no ano de 2019, as Semanas de Integração Esportiva e de Aprendizagem foram inseridas no Calendário Escolar para 2020. Elas incluem diversas atividades esportivas para promover a integração dos estudantes, oportunizando vivenciar trabalho em equipe com várias atividades esportivas e pedagógicas para o desenvolvimento físico e acadêmico dos estudantes. No ano que vem, essas atividades serão realizadas entre os dias 1 e 3 de julho, e 21 a 23 de dezembro.

Construção coletiva
Assim como no ano passado, a Seduc abriu consulta pública para a elaboração do Calendário Escolar de 2020. As contribuições foram recebidas pela Pasta entre os meses de outubro e novembro, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria. Neste ano, mais de 8 mil contribuições foram registradas, garantindo uma construção coletiva e democrática do Calendário Escolar.

“As contribuições recebidas foram atendidas mediante as possibilidades, onde todos se envolveram, de maneira participativa e democrática. Procuramos atender às sugestões de acordo com a legislação em vigência”, frisou Adriana Aguiar.

Acesso
O Calendário Escolar Oficial do Sistema de Ensino do Tocantins está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes. Para acessar o documento basta clicar no link.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Nossa Capital Linda

Nossa Capital Linda

 Foto: Neidimar Azevedo


Agora é lei! 

Agora é lei!
Assistentes sociais e psicólogos/as na educação básica! Lei 13.935/2019 foi promulgada nesta quinta-feira (12).

 Próximo passo é pensar estratégias coletivas para implementação Uma grande conquista para a educação básica! Uma grande conquista para estudantes e suas famílias

 Uma grande conquista para assistentes sociais e psicólogos/as! Foi publicada nesta quinta (12/12), no Diário Oficial da União, a Lei 13.935, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica.

 Pelo texto, as redes públicas de educação básica contarão com serviços de psicologia e de serviço social para “atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais”, que deverão desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Os sistemas de ensino têm um ano para implementação e cumprimento da nova lei.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Aluna da ETI Almirante Tamandaré, Jennyffer Rayelle, conquistou o segundo e terceiro lugar no 1° .

Aluna da ETI Almirante Tamandaré, Jennyffer Rayelle, conquistou o segundo e terceiro lugar no 1° Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade do Lago Azul, em Araguaína, neste último final de semana.


PROERD PALMAS 

PROERD PALMAS
 Na manhã (3) solenidade de formatura das crianças que participaram do Programa PROERD, Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência em PalmasTocantins.




Última oportunidade de conferir pessoalmente o trabalho da artista Socorro Monteiro.

Última oportunidade de conferir pessoalmente o trabalho da artista Socorro Monteiro no Salão de Exposições da Fundação Cultural. A Exposição "Olhar", que retrata a infância da artista e seu amor pela natureza ficará aberta para visitação até sexta, 06. De 08h às 19h, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, totalmente gratuita.




A Comissão de Assuntos Sociais 

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve votar o projeto que dispõe sobre a obrigação de os planos e seguros de saúde privados cobrirem internação domiciliar pós-hospitalar: http://bit.ly/2DMpHOJ.


Prefeitos e prefeitas do Tocantins participam !!

Prefeitos e prefeitas do Tocantins participam na manhã desta terça-feira, 03, no Senado Federal, em Brasília, da Mobilização Municipalista contra a extinção dos Municípios.


domingo, 10 de novembro de 2019

Prefeita Cinthia Ribeiro busca recursos para Palmas junto ao Governo Federal

Prefeita Cinthia Ribeiro busca recursos para Palmas junto ao Governo Federal
 A prefeita Cinthia Ribeiro cumpriu uma extensa agenda nesta quinta-feira, 7, em Brasília, defendendo pautas de interesse do Município de Palmas na áreas da saúde e educação.

 Acompanhada da deputada Dorinha Seabra e do secretário municipal de Saúde, Daniel Borini, a prefeita foi recebida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, onde apresentou pleitos sobre o atendimento de saúde primária e saúde bucal, a qualificação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Centro de Parto Normal.

 O segundo compromisso da prefeita Cinthia Ribeiro foi com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rodrigo Dias.

Na ocasião ela apresentou demandas para investimentos na rede municipal de Educação e ampliação da oferta de vagas em Palmas. As demandas incluíram recursos para construção de oito Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), construção de três novas Escolas de Tempo Integral e reforma da Escola Lúcia Sales em Taquari.

 Na ocasião, a prefeita Cinthia Ribeiro explicou que sua prioridade é trabalhar pelo desenvolvimento de Palmas e considerou que educação deve sempre ser vista como investimento nunca como despesa ou gasto.

 “A boa formação de nossas crianças, adolescentes e jovens vai determinar o tipo de sociedade que Palmas construirá nos próximos anos e queremos o melhor para nossa Capital”, destacou Cinthia Ribeiro. Edição: Lorena Karlla


Presidente Bolsonaro confirma a governador Carlesse vinda a Palmas para assinatura de contratos com a Caixa no dia

Presidente Bolsonaro confirma a governador Carlesse vinda a Palmas para assinatura de contratos com a Caixa no dia 28

 O presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou presença na solenidade de assinatura dos dois contratos de financiamentos do Governo do Tocantins com a Caixa Econômica Federal, no próximo dia 28 de novembro, em Palmas.

A confirmação da presença foi dada ao próprio governador Mauro Carlesse, nesta quinta-feira, 7, depois de ser recebido pelo presidente no Palácio do Planalto.

Na oportunidade o Governador Carlesse estava acompanhado do líder do Governo no Senado, Eduardo Gomes, e do vice-líder do Governo na Câmara, deputado federal Carlos Gaguim.

 Bastante descontraído, o presidente Jair Bolsonaro agradeceu o convite e falou da satisfação em participar do evento.

“E uma satisfação e um orgulho estar em Palmas neste momento em que será celebrado um contrato que vai ser muito bom para todo o Estado”, frisou.

 O governador Mauro Carlesse disse que fez questão de fazer o convite pessoalmente ao presidente Bolsonaro para o momento que vai marcar a história do Tocantins.

 “Fiz questão de vir aqui porque ele é importante para o Tocantins e não poderia faltar nesse momento”, disse.

 Também devem participar do evento a bancada federal do Estado, além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães.

 Obras A contratação destes financiamentos já vinha sendo trabalhada pelo Governo do Estado desde a posse da atual administração e só foi possível devido ao enquadramento do Tocantins na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 Além das obras de infraestrutura nos 139 municípios, serão contemplados no contrato de R$ 453 milhões, a construção do Hospital Geral de Gurupi; a pavimentação das rodovias ligando Gurupi ao Trevo da Praia (TO-365); pavimentação da rodovia ligando Lagoa da Confusão à Barreira da Cruz (TO-225); a duplicação da rodovia ligando Araguaína ao Novo Horizonte; a pavimentação da TO-243 ligando Araguaína ao povoado Mato Verde; reforma do Ginásio Ercílio Bezerra, em Paraíso do Tocantins, e do Estádio Castanheirão, em Miracema; e ainda, a viabilização de obras como a construção de unidades habitacionais, e complementação de obras do programa Pró-Transporte.

 Já o contrato de R$ 130 milhões, contempla a construção da nova ponte de Porto Nacional.


terça-feira, 8 de outubro de 2019

No Salão Palmense de Novos Artistas, público escolherá artista para exposição individual


No Salão Palmense de Novos Artistas, público escolherá artista para exposição individual

Com obras de 25 artistas em exposição, o Salão Palmense de Novos Artistas premiará aquele que será contemplado com uma exposição individual.
 O Salão Palmense de Novos Artistas acontece até 10 de novembro na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, com visitação de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h, e no sábado das 8h30 às 12h.
Na exposição, o público poderá c...




Internacional:


Internacional:

Na Itália, com o Papa Francisco, nosso arcebispo de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias Kujawski e o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, participam do Sínodo dos Bispos para a Região Pan Amazônica.



Projeto de terapia com cães registra mais de 750 visitas à pacientes no Hospital Geral de Palmas



Projeto de terapia com cães registra mais de 750 visitas à pacientes no Hospital Geral de Palmas

O Projeto de Cinoterapia ou Terapia Facilitada com Cães (TFC) completa 2 anos em 2019, e já realizou mais de 750 visitas à pacientes no Hospital Geral de Palmas (HGP). Lançada em outubro de 2017, a ação visa levar alegria, conforto e carinho às pessoas que estão nos leitos do hospital, além de resgatar a autoestima, proporcionando mais confiança e qualidade de vida.








Confira o Ato que autoriza a realização de concurso para preenchimento de 40 vagas no Senado Federal

Confira o Ato que autoriza a realização de concurso para preenchimento de 40 vagas no Senado Federal: http://bit.ly/2nhFSze

Vagas para Policial Legislativo, Advogado, Administração, Arquivologia, Assistência Social, Contabilidade, Enfermagem, Informática Legislativa, Processo Legislativo, Registro e Redação Parlamentar, Engenharia do trabalho e Engenharia Eletrônica.



quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Todas as progressões de 2017 foram PUBLICADAS. O pagamento será realizado junto com a folha de agosto


Todas as progressões de 2017 foram PUBLICADAS.

O pagamento será realizado junto com a folha de agosto.




No Palácio Araguaia com os Prefeitos, Vereadores, Deputados e Senadores que finalizou no início da noite desta segunda-feira



Governo:
No Palácio Araguaia com os Prefeitos, Vereadores, Deputados e Senadores que finalizou no início da noite desta segunda-feira, 26, definiu a destinação de empréstimos da Caixa Econômica Federal pleiteado pelo Governo do Estado.


 Durante o encontro, o governador assinou um decreto que permite a Ageto estabelecer um termo de cooperação com os municípios para execução de obras.


Tocantins recebe competidores da 27ª edição dos Rally dos Sertões

Tocantins recebe competidores da 27ª edição dos Rally dos Sertões
A 5ª etapa do Rally dos Sertões chega ao Tocantins nesta quarta-feira, 28, na cidade anfitriã de Porto Nacional, a 68 km de Palmas. A prova percorrerá 475 km até o município de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão. A prova mais importante do off-road nacional tem representantes de 163 cidades brasileiras e 21 estados e o Distrito Federal.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), disponibilizará um estande nos municípios de Porto Nacional e São Félix do Tocantins, onde serão divulgados os roteiros turísticos do Tocantins, exposição de artesanato, além da presença da equipe técnica da Adetuc para realizar pesquisa sobre os impactos econômico e social do Rally dos Sertões – 2019 na região.

“Estamos muito honrados em receber mais uma edição do Rally dos Sertões. Um evento grandioso e reconhecido internacionalmente, que nos oportunizará mostrar as nossas belezas e encantos, atraindo turistas que acompanham toda a maratona, o que contribuirá para divulgar não só os roteiros turístico, como também oxigenar a economia local, gerando emprego e renda para população”, explicou o presidente da Adetuc, Tom Lyra, ressaltando que graças ao empenho do governador Mauro Carlesse o Sertões retorna ao estado. A prova não passava pelo Tocantins desde 2016.

Novidades
Na sua 27ª edição, o Rally traz novidades. Projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O lado social, também conhecido pelo trabalho do Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa; cidades remotas com população carente. Finalmente: a dimensão turística. O Sertões mostra lugares que pouca gente conhece e agora tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as "expedições Sertões” são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.

Participantes
São cerca de 4,8 mil km de percurso, sendo 2.832 km com terrenos variados e dificuldades. A prova da 27ª edição do Sertões tem 187 veículos e 302 competidores em busca dos títulos mais cobiçados do maior rally das américas: vencedor geral de carros, motos, UTVs, quadriciclos e regularidade. Estão inscritos nas provas 11 estrangeiros e 12 mulheres, com participantes estrangeiros da Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal e EUA.


Serão oito dias de competição, com largada na cidade de Campo Grande - MS e chegada, no dia 1º de setembro, na cidade de Aquiraz -CE.


quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Serviços de Radioterapia do Hospital Regional de Araguaína terão início na terça-feira, 13


A liberação da máquina trará maior comodidade aos pacientes atendidos na Unacon/HRA, pois eles não necessitarão mais se deslocar até outro estado para realizar o tratamento

Em acordo firmado com a Justiça na última segunda-feira, 5, e em decisão publicada pela juíza da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos, da Comarca de Araguaína, Milene de Carvalho Henrique, nesta quarta-feira, 7, os serviços da máquina de Radioterapia no Hospital Regional de Araguaína (HRA) voltarão a funcionar a partir da próxima terça-feira, 13.

O atendimento havia sido interrompido ainda no ano de 2014, quando a máquina em funcionamento quebrou e precisou ser substituída por outra nova. Desde que assumiu a Gestão do Executivo estadual, o Ggovernador do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou que a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) priorizasse a instalação da nova máquina de radioterapia que está abrigada na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do HRA (Unacon/HRA).

A liberação da máquina trará maior comodidade aos pacientes atendidos na Unacon/HRA, pois eles não necessitarão mais se deslocar até outro estado para realizar o tratamento, reduzindo também os custos para a gestão com o pagamento de serviço privado.

O secretário Executivo da SES, Quesede Ayres, explicou que a instalação de uma nova máquina de radioterapia envolve muitas questões burocráticas e de segurança, já que para a instalação do equipamento foi necessário a ampliação e adequação do bunker (uma sala específica para instalar a máquina), contratação de profissionais especializados escassos no mercado como Físico em Medicina e médico radioterapeuta, autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), além de técnicos vindos de fora do país para instalar o equipamento.

Decisão da Justiça

Nesta quarta-feira, 7, a juíza Milene de Carvalho Henrique autorizou que o Estado iniciasse parte do atendimento da máquina de Radioterapia, em Araguaína, a partir da próxima terça-feira, 13.

Desde 2015, uma Ação Civil Pública foi movida contra o Estado do Tocantins pelo Ministério Público Estadual (MPE). Em março deste ano, a juíza Milene de Carvalho Henrique havia determinando que o Estado somente iniciasse o serviço de Radioterapia após a comprovação de que havia sanado as não conformidades apresentadas pela CNEN, bem como as apresentadas pela equipe técnica da Unacon-HRA.

De acordo com a magistrada, após essa data, foram apresentadas informações pelo Estado para comprovar que as inconformidades haviam sido sanadas. Contudo, ainda assim, segundo a juíza, existiam pendências que impediam o início do serviço de radioterapia.

Consta na ação, que na última segunda-feira, 5, foi realizada reunião extraordinária com a participação da juíza Milene de Carvalho Henrique; da promotora de Justiça Araína Cesárea; do Diretor Geral do HRA, Vânio Rodrigues; do Secretário Executivo da SES, Quesede Ayres; da Superintende de Unidades Próprias da SES, Elaine Negre; do Físico-Médico-Radioterapia, Hendly da Silva; e da Enfermeira Assistencial da Radioterapia, Juliana Maciel com o fim de verificar se com a ausência  de alguns materiais a Unacon-HRA possuía capacidade técnica para dar início aos serviços de Radioterapia.

Na reunião foi esclarecido pela equipe técnica da Unacon-HRA que o serviço de Radioterapia funciona com dois tipos de energia, Fótons e Elétrons. Assim, em relação aos tipos de cânceres que são tratados com Fótons, a Unacon-HRA possui capacidade técnica/condições de dar início  ao funcionamento dos serviços na próxima terça-feira, 13/08/2019. Assim, com relação a esse tipo de energia (Fótons), podendo ser ofertado os seguintes tratamentos: Urgência (clássicas), Paliativos (Não Urgentes) e Tratamentos Eletivos.

Contudo, em relação aos tipos de cânceres que são tratados com a energia Elétrons, que consiste em tumores superficiais (pele, mucosa, tecido celular subcutâneo), será necessário aguardar a chegada do acessório denominado “liga alloy (cerrobend) em barras”, utilizado para confecção da proteção de elétrons; dos moldes de alumínio para servirem de modelo na confecção de proteção da mencionada liga; do monitor de tela plana LED/LCD para interligar com o Mosaiq; e do alinhamento dos lasers do Tomógrafo.

A juíza destaca que referente aos itens citados acima, o Estado informou que quanto aos acessórios para equipamentos hospitalares, apenas faltava a “liga alloy” (cerrobend) em barras e, foi emitida nota de empenho para pagamento, sendo a data limite para entrega por parte da empresa contratada o dia 09/08/2019.

Sobre o material e insumo, também foi emitida nota de empenho para pagamento no dia 07/07/2019. Já em relação aos serviços de configuração, alinhamento geral e treinamento do laser externo do Tomógrafo, foi emitida nota de empenho para pagamento, tendo a empresa AVL Comércio e Prestação de Serviços Técnicos LTDA o prazo de 10 (dez) dias para prestar os serviços.

Em relação aos moldes de alumínio para servirem de modelo na confecção de proteção da mencionada liga e o monitor de tela plana LED/LCD para interligar com o Mosaiq, foi informado [pelo Estado] que será aberto processo licitatório par aquisição.

Autorização para Funcionamento

A juíza destacou que conforme as informações prestadas pelo Estado, parte do serviço de Radioterapia pode funcionar no HRA, e “considerando que a maior parte das inconformidades já foram sanadas, aguardando basicamente a entrega por parte do fornecedor, evidencia-se, portanto, que prejuízo maior seria obstar que parte do serviço tivesse inicio”.

Conforme a magistrada, “considerando que a retomada do serviço será feita de forma gradativa; que a CNEN autorizou a Unidade de Radioterapia do HRA operar na área de Radioterapia até o dia 29/03/2021, autorizo o funcionamento dos serviços de Radioterapia da Unacon do HRA, em consonância com a licença de operação expedida pelo CNEN [...], com prazo de inicio das atividades fixada para o dia 13/08/2019”.

A juíza proibiu a limitação de 10 casos de tratamento por dia, “devendo o serviço de Radioterapia, em relação aos tratamentos apontados como de funcionamento imediato, serem ofertados na íntegra conforme a demanda existente, salvo se justificado nos autos o motivo e a necessidade de atender apenas 10 casos por dia”.

Governador institui semanas de combate ao feminicídio e violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes


Lei visa sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres




O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, instituiu, por meio do Diário Oficial, nesta quarta-feira, 7, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e a Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, a serem comemorados, anualmente, no dia 9 de agosto.

O objetivo da Lei nº 3.522, de 7 de agosto de 2019, proposta pela deputada Valderez Castelo Branco, é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres, que muitas vezes leva à morte violenta. Visa  também divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção às mulheres em situações de violência e as formas de denúncia.

Nesta semana que compreende a data, serão realizadas ações de mobilização, palestras, eventos e debates, visando discutir o feminicídio como maior violação dos direitos humanos contra mulheres.

Segundo a delegada titular da Delegacia de Polícia Civil de Itacajá, Jeannie Daier de Andrade, o combate à violência contra a mulher exige ações integradas em diversos níveis, áreas e instâncias. “Trata-se de um problema complexo, que não se resolverá de forma simplista. Como problema público, exige a implementação de políticas públicas devidamente apoiadas pela sociedade. Encontrar soluções representa um enorme desafio para todos os segmentos da sociedade”, afirma a titular.

“A importância da data está não só na ampliação do acesso às informações pelos cidadãos em geral, sobre como proceder para denunciar uma situação de violência de gênero contra mulher, como também na divulgação e aprimoramento das políticas públicas para o combate efetivo ao crime de feminicídio”, ressalta Jeannie Daier.

Semana de Combate à Violência e ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes

Nesta quarta-feira, 7, também foi instituída a Semana de Combate à Violência e ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, a ser comemorada, anualmente, na semana do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

A Lei nº 3.523, de 7 de agosto de 2019, é de autoria da deputada Vanda Monteiro. A semana visa conscientizar a população, por meio de procedimentos informativos, educativos e organizativos, para que a sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater iniciativas de combate a esse tipo de violência.

A delegada da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente, Ana Caroline Braga, destacou o comprometimento do Estado com a causa. “A sanção da lei com a instituição da Semana de Combate à Violência e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes revela o comprometimento do Estado com as políticas públicas de proteção à crianças e adolescentes. É de suma importância a informação e ampla discussão pela sociedade dessa temática que atinge milhares de vítimas todos os dias. Na prática, traz o fortalecimento da rede de proteção com o apoio institucional para adoção de campanhas”, disse.

As leis instituídas nesta quarta-feira pelo Governo do Estado seguem anexas.

sábado, 3 de agosto de 2019

Xuxa, Angélica e Eliana participaram da campanha de uma marca de cosméticos na última quarta-feira (24). O encontro fez muito sucesso entre os internautas.





Mara Maravilha comentou no Instagram de Xuxa que havia sido esquecida e no dia seguinte ela apareceu sozinha em um vídeo da mesma marca fazendo referência às apresentadoras loiras e cantando a música ‘Chega de Saudade’. Muitos entenderam que a ação havia sido combinada previamente, o que foi rebatido por Xuxa.



No lançamento de uma rede de depilação que aconteceu nesta quinta (1º), a rainha dos baixinhos falou que não sabia que Marava Maravilha participaria da campanha publicitária. “Fiquei surpresa porque não sabia. A ideia era as três loiras que estavam no ar, não era as pessoas que faziam programas infantis”.
Ver imagem no TwitterDebochada: Xuxa ironiza Mara, que lamentou ser ‘esquecida’ em comercial
A apresentadora não foi incluída na nova campanha de marca de maquiagem
Campanha publicitária reuniu as três apresentadoras (Instagram/Reprodução)



Xuxa, Angélica e Eliana participaram juntas da nova companha publicitária de uma marca de cosméticos. A ideia era reunir as principais apresentadoras infantis dos anos 90. Mara Maravilha, porém, ficou de fora.
Ver imagem no Twitter
Após o encontro das três, Mara deixou um comentário na publicação e mostrou sua chateação em não participar da campanha. “Esqueceram de mim”, escreveu. Xuxa ironizou a fala da colega. “Oi, Mara. Nós sentimos a sua falta, sentimos saudade do batom da Eudora, que é ‘mara’. Beijinho, beijinho que não sai, pra você”, brincou a apresentadora.

Ver imagem no Twitter

https://www.msn.com/pt-br?ocid=mailsignout

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Reconhecimento dos cursos de Direito e Enfermagem da Unitins em Augustinópolis beneficia quase mil alunos e egressos O reconhecimento do curso é uma exigência legal para a expedição dos diplomas dos estudantes






Quase mil alunos e egressos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Campus Augustinópolis estão sendo beneficiados diretamente com o reconhecimento dos cursos de Direito e Enfermagem oferecidos na unidade. O reconhecimento do curso é uma exigência legal para a validade dos diplomas dos acadêmicos, que até agora não podiam ser expedidos porque os cursos não eram reconhecidos.




A partir de agora a Unitins inicia a expedição de centenas diplomas aos egressos desses dois cursos com a devida validade legal, e os documentos expedidos anteriormente em atendimento a decisões judiciais serão reemitidos, conforme informa a Reitoria da universidade.



Os cursos foram reconhecidos por um período de três anos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e os atos de reconhecimento publicados pelo governador Mauro Carlesse no Diário Oficial do dia 21.




O reconhecimento de curso é necessário para a expedição de diploma dos estudantes. No caso da Unitins, por ser uma instituição de ensino estadual, a tarefa pelo reconhecimento de cursos é do Conselho de Estadual de Educação. No caso das universidades federais e particulares, essa responsabilidade é do Ministério da Educação (MEC). No reconhecimento dos cursos o CEE avalia a carga horária, instalações da universidade, estrutura de biblioteca, corpo docente, entre outros aspectos.



O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, comemora a conquista que, segundo ele, é resultado da evolução da gestão que tem trabalhado para melhorar a qualidade do serviço e no cumprimento de indicadores.



“As visitas do Conselho Estadual de Educação têm sido extremamente rigorosas, formadas por uma série de indicadores que até então não eram atendidos. Então nossa gestão mapeou esses indicadores e envolveu toda a equipe, desde professores, coordenadores, diretores, a equipe de pró-reitores, os técnicos administrativos, os próprios acadêmicos para trabalharem na construção desses indicadores e, com isso, pudemos alcançar uma avaliação extremamente positiva”, destaca o reitor.



Augusto Rezende pontua que o reconhecimento traz legalidade aos atos vinculados aos dois cursos, evitando assim que os estudantes tenham que recorrer à justiça para obtenção do diploma. Para ele, a conquista reflete diretamente na vida dos acadêmicos e comprova os acertos da gestão que vem promovendo uma verdadeira transformação na Universidade.  



Egressos da turma 2017/2 de Enfermagem aguardam ansiosos pelos diplomas (Foto: Ascom Unitins)



“O reconhecimento do curso de Enfermagem foi uma vitória graças ao trabalho em equipe. Nós tivemos a todo o momento o apoio e dedicação do NDE, do colegiado de Enfermagem, dos acadêmicos, o apoio incondicional da Reitoria e Pró-reitorias, que a todo tempo nos apoiaram e nos deram condições de fazer tudo que estava ao nosso alcance”, declara a professora Hanari Santos de Almeida, coordenadora do curso de Enfermagem do Campus de Augustinópolis.



Para a professora Sarah Coelho Lima, coordenadora do curso de Direito no Campus de Augustinópolis, o reconhecimento é muito importante e resultado também de um trabalho que envolveu toda a comunidade acadêmica. “A missão para os próximos anos é uma só: mais um degrau, melhorar ainda mais os nossos indicadores. Nós nos motivamos por estes conceitos, não pelo que eles quantificam e sim pelos que eles qualificam. Eles espelham a seriedade a alegria, a convicção e cordialidade, o amor e o carinho com o que construímos todos os dias a Unitins”, enfatiza a coordenadora.



Sarah também considera que esta é a ocasião para agradecer a todos pela dedicação e empenho. “Aos egressos pela compreensão e paciência na expedição de seus diplomas; aos alunos e professores que cada vez mais manifestam a satisfação de fazer parte da Unitins; ao Governo do Estado do Tocantins por fomentar e acreditar na região do Bico do Papagaio, bem como todos os desbravadores da Unitins aqui no Bico”, conclui.



Última turma de Direito do Campus Augustinópolis, graduada em fevereiro deste ano (Foto: Ascom Unitins)



quarta-feira, 31 de julho de 2019

Educação abre matrículas para os cursos do programa Aprendendo Idiomas nas Escolas

Com a expansão, as 13 Regionais serão atendidas com aulas de inglês, espanhol e Libras

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) implementa em agosto ações alusivas ao Dia do Estudante, lembrado no próximo dia 11. Todas as atividades planejadas fazem parte do projeto Mês do Estudante e envolvem exposições, olimpíadas, aulões para o Enem, ações nas escolas, além da ampliação do Centro de Línguas, que passa a ser denominado Aprendendo Idioma nas Escolas com aulas ministradas em unidades de ensino nas 13 Diretorias Regionais de Educação.


A mobilização para as matrículas no programa Aprendendo Idioma nas Escolas começará nesta quinta-feira, 1º. Por meio do programa, serão ofertados cursos de inglês, espanhol, redação e Língua Brasileira de Sinais (Libras). ). Podem se inscrever estudantes da rede estadual que estejam cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental, além de servidores públicos estaduais.
Os interessados deverão efetivar as matrículas nas secretarias das unidades escolares que irão ofertar os cursos, conforme a lista abaixo. Para os alunos da rede estadual, é necessário apresentar uma declaração da escola onde estuda, e os servidores necessitam levar cópias do contracheque.
O chefe da Unidade Executiva de Programas Especiais em Educação, Marizan Di Carvalho, contou que o início das aulas está previsto para o dia 10 de agosto. Ele ressaltou a oportunidade que o governo do Estado está proporcionando para jovens e adultos. “Os estudantes terão acesso a esses cursos de línguas, que irão ampliar o conhecimento, o currículo e as oportunidades de serem inseridos no mercado de trabalho”, explicou.
A proposta da Seduc é ampliar o programa para mais escolas, a cada semestre.
RELAÇÃO DAS ESCOLAS QUE OFERTARÃO OS CURSOS DO PROGRAMA APRENDENDO IDIOMAS NAS ESCOLAS
Diretoria Regional de Educação
Unidade de Ensino
Palmas
Escola Estadual Frederico Pedreira
Araguaína
Colégio Estadual Jardim Paulista
Araguatins
Colégio Estadual Denise Gomes Amui
Arraias
Escola Estadual Brigadeiro Felipe
Colinas
CEM Castelo Branco
Dianópolis
Colégio Estadual João de Abreu
Gurupi
CEM de Gurupi
Guaraí
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Paraíso
CEM José Alves de Assis
Porto Nacional
CEM Félix Camoa
Miracema
CEM Santa Teresinha
Tocantinópolis
Colégio Dom Orione
Pedro Afonso
Colégio Cristo Rei

Mês do Estudante
Durante todo o mês, a Seduc realizará ações voltadas para os estudantes da rede estadual, em alusão ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto. Na programação estão previstos os lançamentos da edição 2019 do projeto #TONOENEM, com aulões voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio, o programa Idioma nas Escolas (expansão do Centro de Línguas), Café Jovem em Ação, além de Palestras e inaugurações. As ações contemplarão todas as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), chegando às 499 unidades de ensino da rede.

terça-feira, 30 de julho de 2019

Investidores Tocantins.

Investidores Tocantins Nesta segunda-feira, 29, o Governo recebeu a visita do empresário goiano José Carlos Garrote, que comanda o grupo industrial goiano .

São Salvador Alimentos (SSA), dona das marcas SuperFrango e Boua, maior grupo de exportação de frango de Goiás.

O governo do Tocantins tem a intenção de criar condições para novos e grandes investidores.


Mais de 800 vagas para Cursos de Iniciação em Artes são oferecidas pela FCP para o próximo semestre Serão abertas.

Mais de 800 vagas para Cursos de Iniciação em Artes são oferecidas pela FCP para o próximo semestre Serão abertas,
a partir do dia 29 de julho, as inscrições para os cursos de iniciação em artes promovidos pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), para o segundo semestre de 2019.

 São disponibilizadas 809 vagas, das quais 274 são para o Centro de Ensino e Treinamento Artístico (CETA), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho;
230 para o Espaço +Cultura; 175 para a Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu e 130 para Estação Cidadania – Cultura (antigo CEU).

 Os interessados deverão comparecer nos locais em horário comercial, munidos de cópia do RG e CPF ou certidão de nascimento;
 cópia do comprovante de residência e uma foto 3 x 4.

 Para os cursos realizados no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho haverá uma taxa simbólica, previsto no Decreto Municipal Nº 1.344, de 10 de março de 2017, correspondente ao valor de dez UFIPs, o que corresponde a R$ 31,20 mensais.

Já no Espaço da Cidadania Professora Maria dos Reis – Taquaruçu e no Espaço +Cultura e Estação da Cidadania os cursos são gratuitos. Vagas CETA Período de Inscrições: 30 de julho a 02 de agosto;
Horário: 08 às 18 horas Telefone: 63 3212-7305 Início das Aulas: 05 de agosto Total de vagas: 274 Valor da Mensalidade: valor de dez UFIPs,
o que corresponde a R$ 31,20 mensais. Cursos Turnos Idade Mínima Iniciação ao Teatro – Turma 01 Matutino 10 a 12 anos.

Iniciação ao Teatro- Turma 2 Matutino 13 a 15 anos. Ballet Noturno a partir de 15 anos. Jazz Vespertino 13 a 16 anos. Ter noção básica de jazz ou ballet Dança Contemporânea Noturno A partir de 15 anos- Ter noção básica de dança ou teatro Canto Matutino, Vespertino e noturno A partir de 16 anos.

 Será realizada audição Piano Popular Matutino, vespertino A partir de 12 anos.

 Teclado Matutino, Vespertino e Noturno A partir de 14 anos. Desenho Matutino, Vespertino e Noturno A partir de 10 anos Pintura em Tela Matutino, Vespertino e Noturno A partir de 10 anos.

 Violão Matutino, Vespertino e Noturno A partir de 14 anos. - O aluno deverá ter o instrumento Corpo de Baile Municipal Infanto-Juvenil, Juvenil e Adulto Vespertino e Noturno A partir dos 08 anos (de acordo com o Processo Simplificado Nº 017/FCP/2019 disponível no Portal da Prefeitura) Estação da Cidadania- Antigo CEU- Morada do Sol Período de Matrículas: 29 de julho a 09 de agosto de 2019, das 08 às 18h Início das Aulas: 12 de agosto 2019. Vagas disponíveis: 130 Endereço: Av.
 dos Navegantes, Nº17, Setor Morada do Sol II, Taquaralto; Telefone: 3213-7316 Cursos Turnos Idade Mínima Danças Folclóricas Vespertino 12 anos Expressão corporal e produção - infanto-juvenil Vespertino 07 anos Expressão corporal e produção – adulto Noturno 16 anos Canto Coral adulo e idosos Vespertino 15 anos Canto infanto-juvenil Matutino e vespertino 07 anos Flauta Doce Matutino e vespertino 10 a 14 anos Canto Matutino e vespertino 07 anos Teatro infanto-juvenil vespertino 07 anos Teatro adulto Noturno 16 anos Espaço +Cultura Período de Matrículas: 29 de julho a 09 de agosto de 2019. Horário: Comercial.

 Documentação: Cópia do RG e CPF ou certidão de nascimento; Cópia do comprovante de endereço; 01 fotos 3x4. Número de Vagas: 230 Início das Aulas: 12 de agosto 2019. Endereço: Quadra 1.304 Sul (ARSE 131), APM 25, 25 e 27, Rua 08 Telefone: 3212-7315 Cursos Turnos Idade mínima Danças Urbanas Vespertino 10 anos Ballet Vespertino 07 anos Desenho Vespertino 10 anos Pintura em aquarela Matutino e Vespertino 12 anos Pintura infantil Matutino e Vespertino De 08 a 12 anos Teclado Matutino e Vespertino 09 anos Violão Matutino e vespertino 13 anos Contrabaixo Vespertino 13 anos Canto Coral adulo Vespertino 15 anos Canto coral infantil Matutino 07 anos Flauta Doce Matutino e vespertino 6 a 12 anos Técnica vocal Matutino e vespertino 07 anos Teatro Matutino, vespertino 10 anos Casa da Cultura Professora Maria dos Reis Período de Matrículas: 29 de julho a 02 de agosto de 2019.

Horário: Comercial. Documentação: Cópia do RG e CPF ou certidão de nascimento; Cópia do comprovante de endereço; 01 fotos 3x4.

 Acesso: Gratuito Número de Vagas: 175 Início das Aulas: 05 de agosto 2019.

 Endereço: Praça Joaquim Maracaipe- Taquaruçu Cursos Turnos Idade Mínima para Acesso aos cursos Ballet Matutino, vespertino 6 anos Danças urbanas Vespertino 13 anos Danças folclóricas Vespertino 06 anos Artes visuais Matutino e Vespertino 08 anos Violão Matutino, Vespertino e Noturno 10 anos Pratica de Conjunto Matutino e Noturno 13 anos Contrabaixo Matutino 13 anos Teatro adulto Noturno 15 anos Teatro Infantil Vespertino 07 a 14 anos Produção de espetáculo e expressão corporal Noturno A partir de 14 anos.


Teatros, cinemas, estádios, casas de shows, auditórios e espaços similares têm que reservar, pelo menos, 2% de sua lotação para pessoas em cadeira de rodas, sendo garantida a acomodação também de, ao menos, um acompanhante.

 Os lugares reservados têm que ser sinalizados, possuir boa visibilidade e estar próximos aos corredores.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Universidade Federal do Tocantins abre edital de vestibular com 943 vagas para matrícula em 2020.

Universidade Federal do Tocantins abre edital de vestibular com 943 vagas para matrícula em 2020 .

Foi lançado na tarde da ultima quinta-feira (11) o edital do vestibular 2020/1 da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 Serão 943 vagas distribuídas em 50 cursos em todos os campus. As inscrições vão começar no próximo dia 25 de julho e seguem até 15 de agosto.

 O edital está disponível no site da Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT).

As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet e a taxa é de R$ 120.

 Conforme a UFT, as vagas serão distribuídas em três modalidades de concorrência: reserva legal de vagas, ações afirmativas UFT e ampla concorrência.

 As provas serão aplicadas no dia 27 de outubro em Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

O resultado final do vestibular está previsto para o dia 17 de dezembro e as matrículas no final de janeiro.

#Brasilia

#Brasilia

 Governador Wanderlei Barbosa neste momento participa, em Brasília, da publicação do edital do leilão para exploração de minério em Palmeirópolis.

O evento acontece no auditório U da pasta do governo federal e conta com a participação do deputado federal Carlos Gaguim , do deputado federal Eli Borges, do senador Eduardo Gomes, do prefeito Fábio Vaz e vereadores de Palmeirópolis. #PortalPalmasOnline


Cidadania e Justiça oferta vagas sociais para dependentes químicos em comunidades terapêuticas

Cidadania e Justiça oferta vagas sociais para dependentes químicos em comunidades terapêuticas.

  A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) oferece acesso à recuperação de dependentes químicos e assistência às famílias por meio do Núcleo de Atenção ao Dependente Químico e as Famílias( Núcleo Acolher) que presta atendimento e orientação especializada, bem como inclusão nos grupos de ajuda mútua e articulação dos serviços públicos, a fim de possibilitar a recuperação e reinserção social da pessoa que usa indevidamente drogas.

 Para atender às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social em decorrência ao uso indevido de drogas, a Seciju oferece 40 vagas sociais em Comunidades Terapêuticas para tratamento e recuperação de dependentes químicos que não tenham condições financeiras para custear o tratamento.

 Para ter acesso a uma dessas vagas o dependente químico deve procurar o Núcleo Acolher de forma voluntária, com isso passará pelo atendimento com equipe multiprofissional e será encaminhado a uma Comunidade Terapêutica conveniada com a Secretaria da Cidadania e Justiça para receber os cuidados necessários para retornar ao convívio social.

 “Os critérios para ter acesso a uma das vagas sociais em comunidades terapêuticas conveniadas foram formulados pelo Conselho Estadual sobre Drogas, entre elas está desejar voluntariamente se recuperar e não ter abandonado tratamento anterior.

A família deve se comprometer com o acompanhando do processo de recuperação/tratamento do dependente químico e a também deve participar dos grupos de ajuda mútua”, explicou o coordenador do Núcleo Acolher, Matheus Eije Glória, que informou ter atualmente 25 vagas ocupadas, restando somente 15 vagas masculinas.

 Comunidades terapêuticas Cinco comunidades recebem pessoas encaminhadas pelo Núcleo Acolher.

 As comunidades conveniadas são: Fazenda da Esperança de Porto Nacional, Lajeado e Palmas; Comunidade Leão de Judá e Rhema, cada uma delas disponibiliza oito vagas.

 As comunidades trabalham três princípios terapêuticos: o trabalho, a disciplina e a oração.

 Elas ofertam terapia psicológica, vida comunitária com outros dependentes químicos em recuperação, aconselhamento para a prevenção de recaída e apoio individual com promoção da educação, treinamento e experiências vocacionais. 

Mais informações Para saber mais detalhes sobre os critérios de acesso a uma das vagas sociais destinadas as pessoas que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social em decorrência ao uso indevido de drogas, basta ligar na Gerência de Prevenção contra as Drogas no telefone (63) 3218-6728 ou no Núcleo Acolher no telefone (63) 3214-6104.


sábado, 6 de julho de 2019

Hoje tem alegria. É dia de circo! 🎪🤡🤹 

Hoje tem alegria. É dia de circo! 🎪🤡🤹

 O 6º Festival de Circo de Taquaruçu bombou na terceira noite do evento.

 O redondo da Praça Maracaípe lotou de famílias, amigos e muita diversão!

 São mais de 120 artistas circenses do Brasil e da América Latina que fazem deste evento o maior encontro de arte circense do Norte do País!

 E o espetáculo continua neste sábado! Confira a programação:



Os professores podem ser escrever seu projetos e ações no Desafio de inova Escola...

Os professores das escolas estaduais do #Tocantins que gostam de desenvolver a criatividade na sala de aula têm a chance de escrever seus projetos e ações no Desafio Inova Escola. A inscrição é gratuita e poderá ser realizada no site www.desafionovaescola.org.br até o dia 19 de agosto.


segunda-feira, 24 de junho de 2019

Arraiá da Capital 2019 termina em grande estilo neste domingo, 23 A 27ª edição do Arraiá da Capital chegou a sua última noite neste domingo, 23.

Arraiá da Capital 2019 termina em grande estilo neste domingo, 23 A 27ª edição do Arraiá da Capital chegou a sua última noite neste domingo, 23, com muita diversão e forró na cidade cenográfica, montada na Vila Olímpica de Palmas, na Avenida Teotônio Segurado, região Sul da Capital.

 Aproximadamente 10 mil pessoas compareceram à cidade cenográfica do Arraiá da Capital para prestigiar o encerramento do evento nesta quinta e última noite do evento.

O público palmense compareceu em peso para conferir as apresentações das quadrilhas juninas do Grupo Especial e shows artísticos com as bandas Paredão do forró e Forró do Serrado, no palco principal.

Quem não compareceu pôde acompanhar pelo Facebook a apresentação das quadrilhas juninas do grupo especial, com transmissão ao vivo.

 Na arena principal o show ficou por conta de quatro juninas do grupo especial que levaram o público a lotar as arquibancadas e vibrar com a apresentação dos quadrilheiros formados por animadores, marcadores, damas e cavalheiros, reis e rainhas, noivo e noivas, atores e figurantes.

 O primeiro grupo a se apresentar na Arena foi a junina Arrastapé da Liberdade, que apresentou como temática “Marias a flor maior do meu bem querer, que conta a historia de três marias que vivem numa cidade fictícia e lutam pelos seus direitos e contra a violência, fazendo uma alusão à Lei Maria da Penha, uma conquista para as mulheres que sofreram e sofrem algum tipo violência.

 Em seguida os brincantes da quadrilha Pizada da Butina entraram na arena, com uma pegada forte cantando e dançando sob o ritmo nordestino ao abordar a diversidade cultural brasileira.

 Com a temática ‘O preconceito afasta e o respeito une’, a Pizada da Butina arrancou aplausos da arquibancada, ao pedir respeito às diversidades, e não à intolerância religiosa, à homofobia, ao racismo e ao preconceito.

 Na arquibancada um grupo de 10 amigos de Curitiba (PR) e de Florianopólis (SC), entre médica, advogado e servidores públicos, estava encantado com as apresentações dos quadrilheiros, a exemplo da servidora pública Karen Zazula, que ficou sabendo do evento ao fazer um tour pela cidade.

“É a primeira vez que venho a Palmas, e estou encantada com a apresentação dos grupos de quadrilha”, disse, acrescentando que pretende voltar novamente à Capital.

 A terceira apresentação ficou por conta da junina Fulô de Mandacaru que entrou em grande estilo contando a história de um casal de nordestino que deixou o sertão para ir à cidade grande tentar uma vida melhor, porém o casal teve que retornar às suas origens, com a ajuda de um programa de televisão.

 Da arquibancada, a cabeleireira Elisângela Alves dos Santos estava acompanhada do esposo, o empresário Gilvane Pereira da Silva, e dos filhos, Pedro Jorge e Kawan Pereira.

 Moradores da quadra 307 Norte, é a primeira vez que a família frequenta o Arraiá da Capital.

“É a nossa primeira vez aqui, está tudo muito lindo e organizado”, disse, acrescentando que está torcendo para que a Fulô de Mandacaru seja a campeã deste ano.

 E finalizando as apresentações do grupo especial, a junina São João das Palmas foi a ultima junina a se apresentar com a temática da Santa Trindade Junina em alusão às datas comemorativas de todos os tipos de Santos.

 Coreto Para os amantes do forró com muito arrasta-pé e coreografia, o coreto ficou pequeno para os casais dançantes, como é o caso da administradora Janaina Andrade, 22, que conheceu o carteiro Marcivaldo Francisco de Sousa ao som da banda Impacto Latino no Forró.

O casal chamou atenção do público ao dançar o famoso forró pé de serra. A 27ª edição da festa mais popular de Palmas teve como inspiração o sertão nordestino na decoração da cidade cenográfica.

 O circuito contou também com a tradicional vila gastronômica, que serviu as melhores comidas típicas das festas juninas brasileiras.

 E para finalizar a noite em grande estilo o público ainda conferiu as apresentações das bandas Paredão do Forró e Forró do Serrado, encerrando mais uma edição do Arraiá da Capital 2019.

 Rainha do Arraiá da Capital O arraia da Capital está em sua 27ª edição que começou na ultima quarta-feira,19, com o concurso para eleger a Rainha do Evento.

Gleisiane Teixeira Costa, representante da junina Luar de Santo Antônio, foi escolhida a Rainha do 27º Arraiá da Capital. A eleita reinou durante os cinco dias de festa e, além da faixa, levou para casa o prêmio de R$ 5 mil.

 Resultado da apuração O resultado final dos concursos do 27º Arraiá da Capital será divulgado após a apuração dos resultados que será realizado nesta segunda-feira, 24, às 19 horas na Fundação Cultural de Palmas.

 Os vencedores do Arraiá da Capital levarão para casa os seguintes prêmios. Grupo Especial 1º lugar - Troféu e R$ 30 mil 2º lugar - Troféu e R$ 15 mil 3º lugar- Troféu e R$ 7.500,00 4° lugar- Troféu e R$ 3.500,00 5º lugar- Troféu e R$ 2.500,00 Grupo de Acesso: 1º lugar - Troféu e R$ 10 mil 2º lugar - Troféu e R$ 7.500,00 3º lugar- Troféu e R$ 5.000,00 4° lugar- Troféu e R$ 2.500,00 5º lugar- Troféu e R$ 1.500,00 Rainha do Arraiá da Capital 1º lugar- faixa de Rainha, troféu e R$ 5.000 Melhor animador Marcador: 1º lugar-Troféu e R$ 5.000,00 Melhor casal de noivos 1º lugar- Troféu e R$ 5.000,00 Melhor Casal de Reis 1º lugar - troféu e R$ 5.000,00.